quarta-feira, 18 de maio de 2011

CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS

QUANTO À ENTIDADE QUE O MANTÉM

De acordo com a entidade mantenedora, a bibliografia
arquivística divide os arquivos em públicos ou privados.

Arquivos públicos: são aqueles mantidos pelos órgãos públicos
em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal) em todos os
poderes (executivo, legislativo e judiciário). São ainda considerados
arquivos públicos aqueles mantidos por entidades privadas encarregadas
da gestão de serviços públicos.

Arquivos privados: são aqueles mantidos por entidades privadas
(pessoas físicas ou jurídicas).

QUANTO À NATUREZA DOS DOCUMENTOS QUE GUARDA

Considerando as características dos documentos mantidos em
um arquivo, podemos classificá-los em especiais ou especializados.

São arquivos especiais: aqueles que mantém sob sua guarda
documentos de formas físicas diferenciadas e que, por isso, requerem
medidas especiais quanto ao seu armazenamento, guarda e conservação.

Em resumo, são aqueles arquivos que guardam documentos que, se não
forem conservados de maneira especial, terão sua conservação seriamente
comprometidas em virtude de suas características físicas.

São exemplos de arquivos especiais:
- arquivo de fotografias;
- arquivo de CD´s;
- arquivo de disquetes;
- arquivo de microfilmes; e
- arquivo de fitas de vídeo

São arquivos especializados: arquivos que mantém sob sua guarda
documentos de áreas específicas do conhecimento, ou seja, aqueles que não
misturam assuntos diversos em seu acervo.

São exemplos de arquivos especializados:
- arquivos de engenharia;
- arquivos médicos;
- arquivos de imprensa;
- arquivos de arquitetura.

QUANTO À EXTENSÃO DE SUA LOCALIZAÇÃO
Esta classificação é utilizada para diferenciar os arquivos com
relação ao local em que são instalados. Em geral, o arquivo pode ser
instalado nos próprios setores que utilizam os documentos no dia-a-dia,
quando são chamados de arquivos setoriais ou, quando conveniente para
a instituição, pode ser instalado em um único local, recebendo os
documentos provenientes dos diversos setores da instituição, quando é
chamado de arquivo central/geral, por funcionar de forma centralizada.

Nos dois casos (setorial ou central), deverá existir uma unidade
de controle/coordenação centralizada, de forma que as atividades de
arquivo (normas, procedimentos e operações) sejam realizadas de
maneira padronizada.

QUANTO AO ESTÁGIO DE EVOLUÇÃO DE SEUS DOCUMENTOS
Quanto ao estágio de evolução dos documentos (ciclo de vida)
os arquivos se classificam em: correntes (arquivos de primeira idade),
intermediários (arquivos de segunda idade) e permanentes (arquivos de
terceira idade).

Em geral, os documentos mais novos e mais utilizados serão
conservados nos arquivos correntes, os documentos menos utilizados e
que ainda não prescreveram serão armazenados nos arquivos
intermediários e aqueles que, já tendo cumprido sua função
administrativa, mas que devam ser conservados para preservar a memória
(história) da instituição, serão armazenados no arquivo permanente.

4 comentários:

  1. Seu único defeito é que não disponibiliza seu material para dowload

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  2. Material muito bom, parabéns, continue assim!!!

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  3. Material muito bom, parabéns, continue assim!!!

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  4. Gostei muito do título do seu blog, por isso, entrei.

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